Quem  trabalha com criação, ou mesmo tem um hobby ligado a isso, já se deparou com  a falta de criatividade, angústia quando um trabalho não se resolve, quando tudo que você elabora não parece ser compatível com o que você deseja.

 

 

Pois bem, existe um livro muito legal chamado Creative Block (já falamos dele aqui),  no qual os artistas falam sobre seus processos de criação, como lidam com os ditos bloqueios  e, umas das coisas mais legais, sugerem projetos* para que você possa desbloquear a criatividade!

 

Separamos 5 deles para vocês!

 

 

Desbloqueio Criativo – Projeto No. 04 – Sugestão da artista Cassandra Smith

 

Faça uma pequena escultura usando um objeto encontrado. Encontre algo ao redor da sua casa, em uma loja de produtos usados, em uma loja de coisas divertidas ou excêntricas, em qualquer lugar!

Um objeto do tamanho da sua mão ou menor provavelmente é a melhor opção para começar, porque não é opressivo. E tenha certeza que não é nada que você não queira estragar. Porque a proposta é que isso seja uma diversão! Então faça uma transformação! Pinte, cole coisas, corte o ao meio e o cole novamente, ou cole-o em outro suporte. Use a cor e a forma do objeto para te inspirar.

 

 

Desbloqueio Criativo – Projeto No. 18 – Sugestão da artista Chloé Fleury

 

Crie um auto-retrato dobrando um pedaço de papel (um A4). Escolha a cor do papel de acordo com o seu gosto. Não use tesouras, cola ou crayon. Só dobradura!

 

 

Desbloqueio Criativo – Projeto No. 19 – Sugestão da artista Amanda Happé

 

Eu desafio você a fazer algo e deixar em algum lugar público – um lugar onde possa ser encontrado. Algo nem muito grande ou meticuloso, mas honesto e talvez adorável. Quando você estiver criando, pense sobre a pessoa descobrindo esse objeto. Faça dele uma mensagem. Se você gostar da sensação de cuidar de alguma coisa sem sentir muita estima por ela, faça isso de novo.

 

 

Desbloqueio Criativo – Projeto No. 19 – Sugestão da artista Amy Friend

 

Encontre a sua fotografia preferida de quando era criança. Recrie-a, mas não como uma fotografia.

 

 

Desbloqueio Criativo – Projeto No. 34 – Sugestão da artista Lisa Cogdon

 

Escolha uma coisa que você adore desenhar ou pintar (e se sinta confortável desenhando ou pintando): um animal, um objeto, uma pessoa, qualquer coisa. Por 30 dias, desenhe ou pinte isso de 30 jeitos diferentes, um jeito diferente todo dia. Você pode usar mídias diversas, expressões, posições, cores, tanto faz.  Cada dia, se esforce para fazer algo bem diferente do dia anterior, mas mantenha o mesmo tema. Veja como manter um elemento constante (nesse caso a “coisa” que você ama pintar ou desenhar) pode te permitir usar a criatividade de maneiras variadas.

 

 

Ficou curioso, quer conhecer o livro, acesse aqui!

 

*Projetos retirados do livro Creative Block – Danielle Krysa, Chronicle Books, São Francisco, 2014.